Programa Setorial de Qualidade – PSQ
As entidades participantes ao firmarem os Acordos Setoriais com a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – e o Programa QUALIHAB assumiram o compromisso de desenvolver os PSQ – Programas Setoriais da Qualidade – junto às empresas que representam.
Isso basicamente consiste em implementar um sistema único de Gestão da Qualidade, de participar e incentivar a elaboração, análise e revisão de normas da ABNT referentes a sua atividade, o desenvolvimento de programas de treinamento da mão-de-obra e da qualificação de seus sistemas e produtos, através de Organismos Certificadores.
A elaboração desses Programas cabe às próprias entidades representantes de cada setor produtivo, em consulta às suas empresas associadas e, definindo com estas, os requisitos da qualidade a serem atingidos, a distribuição destes requisitos em etapas gradualmente mais complexas e os prazos em que estas etapas deverão ser atingidas.
Para estimular as empresas a participarem do Programa, os requisitos do PSQ (divididos em níveis de qualificação), são exigidos nos contratos da CDHU em conformidade ao cronograma estabelecido no PSQ.
O Relatório Setorial do PSQ de Esquadrias de Aço, de Julho de 2013, PSQ EA – RS 03/13, mostra quem são as empresas qualificadas, linhas de produtos, especificação, classificação e desempenho de utilização dos produtos.
A Tabela de Qualificação está publicada aqui , para visualização e download, e no site do PBQP-H.
Atualmente, verifica-se a presença no segmento da construção civil, de alguns fabricantes de janelas de aço e de outros materiais que, apesar de possuírem capacidade tecnológica, produzem janelas em não conformidade com as condições exigíveis de desempenho da ABNT NBR 10.821, em relação à permeabilidade ao ar, estanqueidade à água, às cargas uniformemente distribuídas e às operações de manuseio.